A Ciência Jurídica

Cód.: 8502043218
R$ 5,00

Carregando...

Descrição do produto

Autora: Maria Helena Diniz 

Isbn: 8502043218
Editora: Saraiva 
Assunto: Direito 
Edição:
 6ª Edição
Ano: 2003
Pág: 177
Formato: 14 x 21 Encadernado 

 

Sinopse:

A autora nesta monografia estuda a ciência jurídica, de forma problemática, sob o prisma de duas doutrinas, fazendo uma análise do pensamento de Hans Kelsen e Carlos Cossio. Isto porque a Teoria Pura do Direito e a Teoria Egológica trazem sua parcela para o patrimônio geral do conhecimento jurídico, por conterem elementos valiosíssimos que não podem ser olvidados.

Este trabalho tem um duplo objetivo: a) Esclarecer as seguintes indagações: o que é a ciência jurídica? Qual o seu objetivo específico? Qual o seu método? A que tipo de ciência pertence? Como se constitui e caracteriza o conhecimento do jurista? b) Tornar claro o pensamento kelseniano e cossiano.

Para tanto, a autora limitou seus estudos aos aspectos essências, que lhe pareceram mais expressivos da configuração da ciência do direito, apreciando ambas as teorias á luz dos princípios lógicos e do bom senso.

Nesta monografia a autora procura fornecer as bases informativas imprescindíveis a uma viagem nos domínios da ciência jurídica.