A Circunferência, Pitágoras e Fermat

Cód.: 5002
R$ 53,00

Carregando...

Descrição do produto

Autor: Sandoval Amui 

Isbn: 9788571479838
Editora: Catalivros
Assunto: Didático
Edição: 1ª Edição
Ano: 2019
Pág: 53
Formato: 14 x 21, Brochura

Sinopse

Neste livro surpreendente, o engenheiro Sandoval Amui destaca o vínculo geométrico que pode existir entre figuras geométricas planas e sólidos e revisita dois temas da matemática, um tradicionalmente assentado, o Teorema de Pitágoras, outro inconcluso, o Último Teorema de Fermat.

Segundo entende, ambos os teoremas podem ser demonstrados a partir da constatação da existência de uma conexão entre a circunferência e outras figuras geométricas, especialmente o triângulo retângulo.

Amui surpreende ao fazer usos dessa constatação. De início, discute o fundamento geométrico que mostra a relação entre a circunferência, os triângulos e os Teoremas de Pitágoras e de Fermat. Em seguida, ao apresentar o Teorema dos Infinitos Triângulos Retângulos, propõe uma prova criativa e sucinta para a Conjectura de Fermat, autor de um enunciado apresentado em 1670, acompanhado da famosa afirmação de que possuía uma demonstração 'verdadeiramente maravilhosa', que ainda hoje se desconhece. Existente ou não, trata-se, pela lógica, de demonstração diferente da demonstração de numerosas equações apresentada em 1995 pelo matemático inglês Andrew Wiles. Até porque Wiles baseou-se em teorias que Fermat desconhecia, como a Conjectura Taniyama-Shimura, apresentada em Tóquio apenas no ano de 1955.

Este é um livro para quem gosta de desafios.