
Carregando...

Descrição do produto
Autor: Umberto Celli Junior
Isbn: 9788536222912
Editora: Juruá
Assunto: Comércio
Edição: 1ª Edição
Ano: 2009
Pág: 256
Formato: 14 x 21 Brochura
Sinopse:
O conceito de desenvolvimento econômico e social, apreendido do milieu de conhecimento das ciências sociais do Ocidente, requer o crescimento sustentado da atividade econômica e, então, sob determinadas condições de suficiência, o processo de crescimento pode potencializar-se e concretizar-se em um quadro de desenvolvimento econômico, social e humano. A literatura especializada reconhece que, os entraves ao desenvolvimento, provocados pelo atraso econômico, pela ausência de conhecimento e pela pobreza, podem ser removidos mediante um conjunto de circunstâncias criadas socialmente que, interferindo na dinâmica societal, provocam transformações estruturais e alavancam o processo de crescimento econômico.
A presença de uma elite que introjecte uma ideologia pró-crescimento e a sua confirmação pela maior parte da população, por exemplo, são elementos fundamentais para perceber restrições e aproveitar oportunidades de deslanchar um processo desse tipo, bem como para definir estratégias de matê-lo. Forças sociais que coordenem e articulem um conjunto de interesses no desenvolvimento dessa modulação econômica, e que os traduzam em vontade, participação política e ações constituem-se em outro elemento indispensável ao crescimento econômico.
O processo de acumulação, todavia, se estanca á medida que três elementos adicionais não se realizem. O primeiro refere-se á disponibilidade de força de trabalho adequada e de um regime de relações de trabalho funcional ao padrão de crescimento; o segundo reporta-se á estruturação de fontes de financiamento e de um sistema de crédito que nutra o processo de expansão; e o terceiro é pertinente ao adensamento das relações entre o acumulo de conhecimento, produção de tecnologia, qualidade do sistema escolar, ações articuladas agências de fomento e construção de vantagens competitivas para as empresas.