Oferta
Foto 1 - Estratégias de Sustentabilidade na Amazônia

Estratégias de Sustentabilidade na Amazônia

Cód.: 9788589917384
R$49,00
R$ 34,30

Carregando...

Descrição do produto

Autor: Gisele Ferreira de Araújo
Isbn: 9788589917384
Editora: Letras Jurídicas
Assunto: Ambiental
Edição: 1ª Edição
Ano: 2008
Pág: 144
Formato: 14 x 21 Brochura

 

Sinopse

Cessar as emissões das florestas tropicais e mensurar as suas reservas de carbono proporciona oportunidade não somente para mitigar a mudança climática. Menos óbvio, mas provavelmente mais importante, em longo prazo, é o mercado emergente para as trocas dos serviços dos ecossistemas que poderiam contribuir para manter esses importantes serviços que as florestas proporcionam para a humanidade e também ajudar a aliviar a pobreza de 1.4 bilhões de pobres do mundo que dependem dessas florestas para sua sobrevivência. 

A efetiva exclusão das florestas tropicais dos mercados de carbono globais as deixou vulneráveis ao baixo valor das terras nas quais se cultivam produtos agrícolas e se extrai madeira segundo a demanda internacional.

Anteriores políticas e barreiras técnicas para a inclusão de florestas nos mercados de carbono estão sendo superadas e o ânimo dos investidores aumenta rapidamente, apesar de a falta de consciência e urgência entre os líderes políticos e de negócios estar retardando ações sobre algo que é a segunda maior causa de emissões de carbono no mundo. Três principais relatórios mundiais destacaram que o setor florestal oferece uma das mais efetivas e rápidas oportunidades para ação imediata sobre a mudança climática com significativos benefícios comuns.

A escala de fundos exigida significará que novos mecanismos de mercado serão necessários, incluindo-se o comércio de serviços ecossistêmicos como reservas de água, geração de chuvas, estabilização do clima, que representam uma das funções das diferentes ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA. florestas tropicais.

Os governos podem desempenhar um papel ao minimizar alguns dos riscos da entrada nesses mercados. A estabilização do clima não pode ser alcançada a menos que as emissões das florestas sejam gerenciadas com a mesma prioridade que outras medidas como as do setor energético.

Do mesmo modo, o agronegócio, a força hidrelétrica e os biocombustíveis têm interesse em manter as chuvas que a Amazônia proporciona. A Amazônia oferece um valioso estudo de caso para o caminho a nossa frente.