
Carregando...

Descrição do produto
Autora: Laura Huzak Andreato
Isbn: 9786588629574
Editora: Palavras
Assunto: Literatura
Edição: 1ª edição
Ano: 2022
Pág: 144
Formato: 27 x 27cm, Brochura
Sinopse
As imagens e histórias da fotojornalista brasileira Iolanda Huzak (1947-2013) são apresentadas na biografia Pelos Olhos de Minha Mãe, escrita por sua filha, Laura Huzak Andreato. Com trechos de diários, publicações na imprensa e registros pessoais, o livro relata a vida e a obra de Iolanda, as relações entre mãe e filha, temas como a infância, a condição de vida de mulheres e trabalhado.
Iolanda Huzak escolheu ser fotojornalista, aquele profissional habilitado a utilizar seu olhar e equipamentos para registrar a vida cotidiana por meio das imagens, e assim informar e provocar a reflexão do público em geral. Foi com esse propósito que ela criou, ao longo da vida, um acervo fotográfico marcado pela beleza estética e, ao mesmo tempo, de expressivo valor social.
As fragilidades enfrentadas na infância, assim como tantas outras ao longo da vida, se transformaram no fio condutor de sua obra. O tema da infância, a condição de vida das mulheres e dos trabalhadores braçais, marcantes em suas fotografias, a tocavam de forma profunda. A menina que se sentia desprotegida quando criança talvez a tenha feito olhar para outras infâncias e realidades com tanta sensibilidade.
Essas cenas que foram sendo compostas por Iolanda não registravam apenas o mundo real. Os relatos pinçados em suas memórias e espalhados presentes em Pelos Olhos de Minha Mãe mostram que ela concebia seu trabalho de fotojornalista como resultado de uma investigação, mas também, e principalmente, a partir de uma interação profunda com o retratado
A trajetória de Iolanda é reconstruída por fontes de informação bastante diversificadas: matérias publicadas na imprensa, fotos familiares, documentos, diário pessoal e, claro, o acervo imagético produzido pela própria biografada. São esses registros da memória que conduzem a narrativa, ao lado das lembranças afetivas que marcaram Laura Huzak Andreato, sua filha, num entrelaçar de testemunhos que acabaram por construir uma narrativa única e sensível.