
Carregando...

Descrição do produto
Autores: João Rocha Rodrigues e Elifas Andreato
Isbn: 9786588629567
Editora: Palavras
Assunto: Literatura
Edição: 1ª edição
Ano: 2022
Pág: 200
Formato: 27 x 27cm, Brochura
Sinopse
Nas páginas de Vai, DJ!, a inquieta Rosa não poupa esforços para desvendar o misterioso caso das capas de discos que pertenceram ao seu avô. Mais do que isso: com determinação, nos conduz por um punhado de reflexões, entre elas por onde exatamente passam hoje as fronteiras que separam literatura e história.
Esse trançado entre realidade e ficção, construído ao longo do livro, nos guia por um mergulho na vida real (e pelos traços!) do artista gráfico Elifas Andreato; no reconhecimento de momentos cruciais da recente história do Brasil e da música popular brasileira (MPB); nos flagrantes do cotidiano das culturas juvenis que ocupam hoje as periferias dos grandes centros urbanos do país; e nos muitos embates que marcam a adolescência na atualidade.
Tudo isso porque ? em seus movimentos para desvendar os segredos daquela caixa ? Rosa vai se apropriando aqui e ali de acontecimentos bem reais de nosso passado, ao mesmo tempo que amplia seu repertório cultural e nos faz perceber o papel das artes como elemento essencial para a formação do indivíduo e de sua consciência em relação ao lugar que ocupa na sociedade.
Ao lado de Rosa, assim, exercitamos a leitura e a interpretação de imagens, considerando os valores implícitos na criação e nos processos técnicos e estéticos de composição. Compreendemos com isso que não existe uma única interpretação para as diferentes narrativas de obras artísticas. Vai, DJ! nos mostra que em nosso dia a dia as diversas leituras do mundo se estendem para muito além dos textos escritos, convidando o público leitor a penetrar as narrativas multimodais, aquelas construídas pelas diversas linguagens que hoje se fazem presentes na sociedade contemporânea.
Assim, enquanto reconhece o repertório de uma tradição literária, o livro nos convida a uma rica, intrigante e formadora visita ao repertório diverso que compõe o patrimônio histórico e cultural dos brasileiros, valorizando ainda as culturas presentes no cotidiano dos jovens (entre elas a das redes sociais) e o diálogo entre gerações, tão importante em nossa sociedade.